Desal em todos os lugares de Salvador

Academias de saúde se tornam atrativos para soteropolitanos em praças da capital

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), tem implementado academias de saúde em diversos pontos da cidade. Desde 2021, já foram instaladas um total de 400 academias em toda a cidade, disponibilizando equipamentos destinados à prática de atividade física.
Com o objetivo de promover o bem-estar e a saúde da população de Salvador, essas instalações estão espalhadas por toda a cidade, contribuindo para combater o sedentarismo e reduzir os riscos de problemas de saúde.
De acordo com a Desal, as academias de saúde ao ar livre consistem em áreas equipadas com aparelhos de baixo impacto e de fácil utilização. Embora sejam frequentemente utilizadas por idosos, também atraem jovens em busca de uma maneira acessível de manter a forma física.
Um exemplo dessa iniciativa pode ser observado no bairro do Imbuí, especificamente na Praça Rei Pelé, recém-inaugurada pela Prefeitura, localizada na Avenida Jorge Amado, onde pessoas de diferentes faixas etárias fazem uso dos equipamentos. Marlucia Santos, moradora da região, expressou sua satisfação com a transformação do local.
“Normalmente, esse local era carente de um espaço tanto para prática da atividade física quanto para o lazer em si. Hoje todos os dias vemos, além dos idosos fazendo uso dos equipamentos, famílias fazendo uso geral da praça, crianças brincando nos parques e animais de estimação no espaço apropriado”, disse a manicure.
Ela compartilhou que antes da instalação da academia, raramente saía de casa, mas agora se tornou uma “rotina diária” estar presente no local.
Paulo Cézar Morais, conhecido como Seu Paulo, um vendedor de picolés de 58 anos, aproveitou a oportunidade para oferecer suas iguarias aos frequentadores da praça, especialmente após as atividades físicas. Ele destacou a melhoria significativa na região. “Circulo pelo Imbuí, pela Boca do Rio, e com certeza isso aqui melhorou bastante. Muita gente de idade que pratica ginástica me chama quando passo. Movimentação é grande”, contou.
O presidente da Desal, Virgílio Daltro, ressaltou a popularidade das academias de saúde. “É muito gratificante ver as pessoas fazendo exercícios e cuidando da saúde, em qualquer lugar da cidade, temos ilhas e a preocupação com saúde dos soteropolitanos”, destacou.
Virgílio também enfatizou a importância da fabricação e manutenção local dos equipamentos, realizada na própria fábrica da Desal, localizada em Porto Seco Pirajá, às margens da BR-324. Segundo ele, isso garante a disponibilidade contínua desses recursos para a comunidade.