Logo Prefeitura de Salvador

Institucional

Foto: Lucas Moura / Secom
Salvador conquistou o primeiro lugar entre as capitais do país no ranking nacional do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2023, com nota máxima nos quesitos autonomia, gastos com pessoal e liquidez. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (31).
Elaborado pela Federação Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o índice avaliou quatro indicadores (investimentos, liquidez, autonomia e gastos com pessoal) das contas públicas de 5.240 municípios brasileiros. De acordo com a metodologia aplicada, quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho.
Em relação ao levantamento de 2022, a nota geral de Salvador subiu de 0,8739 para 0,9823. A pontuação foi a maior da cidade desde a criação do estudo, em 2013. Cabe destaque na excelente avaliação em ‘investimentos’, que aumentou de 0,4958 para 0,9294.  
O índice de autonomia, que verifica se as receitas oriundas da atividade econômica suprem os custos da estrutura administrativa da Prefeitura, também foi destaque na avaliação. Pelo décimo ano seguido, o município obteve nota 1 no quesito. Já o indicador ‘gasto com pessoal’ garantiu a nona pontuação máxima.
Para Giovanna Victer, secretária municipal da Fazenda, as decisões políticas do prefeito Bruno Reis foram essenciais para os resultados positivos na gestão fiscal. Além disso, a gestora apontou que existe uma cultura no governo, desenvolvida nos últimos dez anos, do gasto responsável dos recursos públicos. Giovanna também destacou que o uso de tecnologia e análise de dados foram fundamentais para manter o ‘grau excelência’ conquistado pela capital baiana desde 2017.  
“O uso responsável dos recursos públicos impactou diretamente no bom desempenho da capital baiana no índice. A boa notícia se dá, principalmente, pela cultura de governo que a Prefeitura desenvolveu nos últimos anos, de investir mais recursos nas políticas que alcançam a população e menos na máquina pública. Ações de desburocratização impulsionaram o crescimento da atividade econômica da cidade e, por consequência, da receita. O bom planejamento estratégico com a definição de prioridades, por meio de uma equipe técnica de excelência, foi fundamental neste processo”, disse.
Conquista – Em 2023, Salvador também obteve pelo quarto ano seguido nota A no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O levantamento analisa a consistência das informações enviadas pelos entes federativos através do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Sincofi).

  • Projetar, produzir, implantar e manter mobiliários e equipamentos de engenharia urbana em pré-moldados de concreto, argamassa armada, em perfis metálicos e outros materiais diversificados (fibra, eucalipto, borracha, inox, entre outros);
  • Elaborar projetos arquitetônicos/urbanísticos; 
  • Executar obras civis.

  • Ser uma empresa integrada as ações da  administração municipal;
  • Buscar e implementar novas tecnologias;
  • Manter o foco na sustentabilidade;
  • Oferecer serviços de qualidade à população.

  • Utilizar a sua tecnologia nas intervenções urbanas na cidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população de Salvador; 
  • Investir em estudos, pesquisas e desenvolvimento de projetos especiais;
  • Manter um diálogo permanente com a comunidade acadêmica, estabelecendo sempre que possível parcerias com universidades; 
  • Produzir mobiliários urbanos utilizando matéria-prima diversificada, com foco nas soluções inovadoras, sustentáveis e antivandalismo.

Pular para o conteúdo