Desal homenageia mulheres colaboradoras no seu mês.

Única empresa de mobiliário urbano em prefeituras do brasil, homenageia suas colaboradoras no mês da mulher.

A Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador homenageia suas colaboradoras neste mês destinado as mulheres e que vem quebrando barreiras, a participação da mulher no mercado de trabalho industrial cresceu mais de 14,3% em 20 anos.

Celebrado nesta Quarta-feira (08/03), o Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de marcar as conquistas políticas e sociais das mulheres pelo mundo. É certo, no entanto, que ainda há muito o que fazer. “Sabemos que há muita luta pela frente neste 8 de março. Continuaremos juntos por mais igualdade e mais representatividade na indústria da construção”, destaca o presidente da Desal, Virgílio Daltro.

A atuação feminina vem crescendo nos canteiros de obras, nas bancadas e setor de projetos e indústria com a satisfação das trabalhadoras nas diversas áreas. Para Denize Gomes Muniz, arquiteta, formada pela UFBA, pós graduada em Gestão de Projetos!

E na Prefeitura Municipal de Salvador desde 1983, era estudante ainda na época da RENURB – Companhia de Renovação Urbana de Salvador, onde adquiri conhecimentos na área de projetos elétricos e hidráulicos, a mulher sempre teve dificuldades em diversas áreas. Há vários anos, ocupo o cargo de Gerente de Projetos e venho acompanhando o crescimento da população feminina e um conceito de sempre incentivar o crescimento feminino neste mercado de trabalho.

Para Antonia Dias, artista plástica, mais conhecida como Concita, ela é laminadora do departamento de fibras da Desal. Concita mulher guerreira, negra e fez parte da construção dos dinossauros que compõe as réplicas da lagoa, diversos outros projetos e a confecção do monumento à cidade do Salvador, monumento feito pelo artista Mario Cravo,

Outra mulher muito especial é Jocinéia Costa, 45 anos, mais conhecida como dona Jô, a profissão dela é a de motorista e tem uma conduta fantástica, esse espaço ainda tem um domínio majoritariamente masculino, porém, é cada vez mais comum a participação das mulheres nas indústrias, nas mais diferentes funções. Explicou Jô.

Estamos na Arquitetura com força e delicadeza nos detalhes, na Engenharia usando um olhar diferenciado e assertivo, na produção  de peças de fibra, usando toda sua criatividade, ou auxiliando na produção do chão de fábrica. Finalizou dona Jô.

Já Larissa Bitencourt engenheira civil da Desal, atua em diversas obras da empresa e é responsável por muitos funcionários, além de coordenar projetos. Mais do que uma excelente profissional, ela mostra que é possível correr atrás dos seus ideais e servir de exemplo para outras mulheres.

No departamento de recursos Humanos da Desal, encontramos três mulheres, Leila, Talita e Paloma, chefiado por Leila  Gomes, o setor tem a espertise de cuidar de toda a fabrica e lidar com diversos tipos de procura por soluções, é assim que Leila ver este universo onde problemas profissionais e humanos se dividem e temos que trazer diariamente as soluções com profissionalismo, um pouco de experiência do poder feminino e um bom humor.

No departamento de Comunicação visual, temos uma mulher coordenando vários homens, aqui tratamos tudo com uma eficiência britânica, brinca Suely Nishiguchi, programadora visual tem 67 anos, que trabalha na prefeitura de Salvador há 41 anos e se destaca pela eficiência e profissionalismo na comunicação institucional da Desal, muito próximo a Suely esta Mirian Catão, remanescente da antiga Renurb, ela tem uma história linda com Salvador e os projetos direcionados pelo então arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé) e diversos projetos criados e executados em Salvador.

As mulheres se confudem sempre com a história de Salvador e a Desal, nelas encontramos também Maria Cecília, engenheira civil e uma das mais respeitadas na sua área, desenvolveu diversos projetos de passarelas em Salvador, ajudando muito a mobilidade urbana no município.

Chegamos ao gabinete, nele encontramos Andréa Souza, uma jovem extraordinária, amada por todos e uma servidora exemplar, lotada no gabinete, Andréa é a primeira a chegar na empresa, e recebe à todos com um melhor dos sorrisos, encontramos Dejanira e Danyele, ambas da área administrativa, excelentes funcionárias, passando por Larissa Suzart uma jovem que começou como menor aprendiz e hoje atua como auxiliar do gabinete que é assessorado por Antonia Moura, relações Públicas e colaboradora da Desal desde sua fundação.

Seguindo os passos do prefeito Bruno Reis, o presidente Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro, a empresa segue o mesmo passo tendo no seu quadro de liderança, Mulheres coordenando. Além do gênero, outras tantas qualidade permeiam o universo feminino nos quadros da Desal, por isso estamos chegando a números importantes de inclusão aqui na prefeitura. Finalizou Virgílio Daltro