Desal intensifica operações com a chegada das fortes chuvas em Salvador

Com as fortes chuvas que caem neste momento em Salvador, a Companhia de Desenvolvimento Urbano já está com os blocos na rua nesta segunda (12), a Prefeitura montou um forte esquema de plantão para atender as demandas relacionadas ao mau tempo. Equipes da Defesa Civil (Codesal) e da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), Limpurb, Sucop e GCM, estão espalhadas dando suporte à população dentro e fora dos circuitos da festa.

Para uma melhor articulação, as pastas mantêm de forma integral, a execução dos seus serviços, com os efetivos operacionais escalados em plantões de 24 horas. As ações demandadas a Desal, estão concentradas nos bairros do centro histórico e arredores dos circuitos oficiais, as ocorrências relacionadas à chuva estão sendo corrigidas pelas equipes operacionais, a Desal através do gabinete segue as ações relacionadas que chegam também através do Fala Folião, no número 156, ou ainda pelo 199, canal de comunicação da Defesa Civil.

Acompanhando de perto todas as equipes, o presidente da Desal, Virgílio Daltro, explica que intensificou o trabalho das equipes por conta dos aumentos das demandas, fora dos circuitos da festa, em relação ao monitoramento dos circuitos de bairros e Centro Histórico; Virgílio explica que alguns pontos com retenção foram registrados no campo da Pronaica em Cajazeiras X,  além de Piatã, rua Carlos Gomes, próximo a entrada do largo 2 de Julho e em pontos do bairro do Garcia.

Acompanhando de perto todas as equipes, o presidente da Desal, Virgílio Daltro, explica que intensificou o trabalho das equipes por conta dos aumentos das demandas, fora dos circuitos da festa.

As chuvas estão mais intensas, com índices pluviométricos elevados, e nosso critério é fazer a antecipação em locais onde houve acumulo e descarte ilegal de lixo e entulhos, por isso não descansamos, os pontos de observação no centro histórico e bairros, passam por um pente fino com fechamento de irregularidades de passeios e em casos específicos, ruas em piso de paralelo, alem de caixas de águas pluviais, fazendo assim a  limpeza e desobstrução do sistema de micro drenagem nestes circuitos

Alerta – A Defesa Civil alerta para chuvas moderadas a fortes nas próximas horas, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra. Neste momento, nota-se chuva moderada, vinda da região norte nas próximas horas. O sistema meteorológico que está atuando é o sistema de baixa pressão (conhecido como cávado). O acumulado de chuva observado pelo radar meteorológico está entre 10 e 30 mm/h.