Logo Prefeitura de Salvador

Mutirão da Prefeitura oferece aplicação gratuita da vacina V10 para cães na Lagoa do Abaeté

Mutirão da Prefeitura oferece aplicação gratuita da vacina V10 para cães na Lagoa do Abaeté

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

Reportagem: Letícia Silva / Secom PMS / Postagem Marcos Antonio DESAL

A Lagoa do Abaeté, localizada no bairro de Itapuã, recebeu centenas de cães, que foram levados pelos seus tutores, na manhã desta quarta-feira (21). O motivo foi a aplicação da vacina V10, promovida pela Prefeitura de Salvador através da Diretoria de Proteção Animal da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (Secis).

A ação acontece todos os dias até esta sexta-feira (23), a partir das 9h, com 1 mil fichas entregues diariamente por ordem de chegada – a expectativa, portanto, é imunizar até 3 mil animais. Para ter acesso ao serviço, o tutor deve apresentar documento pessoal com foto, comprovante de residência em Salvador e cartão de vacinação do animal. Cada tutor pode levar dois cães para vacinar.

Morador de Nova Brasília de Itapuã, José Raimundo, de 63 anos, levou o pinscher Bihly, de 8 anos, para receber a chamada ‘dose décupla’: “Para a gente, que ama animais, é muito importante protegê-los das doenças vacinando. Quem é tutor fica despreocupado e aliviado. Sendo uma vacina gratuita, então, é uma oportunidade muito boa”, contou.

Quem também garantiu a vacina foi o professor Quércio, tutor da cadelinha Lola, da raça shih tzu: “É uma excelente ação essa oferta gratuita da vacina V10, pois possibilita o acesso de vários públicos, principalmente daqueles que não possuem condições de arcar com os custos do imunizante. A vacina protege os animais e protege a sociedade, uma vez que vacinando a gente afasta as doenças e garante mais saúde para todos”, explicou.

Antes de Itapuã, a ação passou pelo Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário, pelo Parque da Cidade e pela Barroquinha. A V10 é um imunizante polivalente aplicável apenas em cães, e é responsável pela prevenção de pelo menos sete doenças graves que atingem os cachorros: cinomose, parvovirose, coronavirose, adenovirose, parainfluenza e hepatite infecciosa canina, além de quatro tipos de leptospirose.

De acordo com Marcelle Moraes, titular da Secis, Salvador tem se destacado por ser a cidade que mais investe em saúde e proteção animal no país. “Estamos batendo recordes e construindo números históricos com a aplicação da vacina V10 na capital baiana. Salvador é a primeira cidade que adota esse tipo de iniciativa e hoje se consolidou como a capital que mais investe em saúde pública e proteção animal no país”, declarou a gestora.

Não poderão ser vacinados animais doentes; gestantes, lactantes e fêmeas no cio; animais em uso de antibiótico ou em uso de anti-inflamatório; animais que passaram por algum procedimento cirúrgico em menos de 20 dias; e animais com menos de 45 dias de vida.

Pular para o conteúdo