Prefeitura entrega 100 casas do programa Morar Melhor em São Gonçalo e chega a 420 imóveis reformados no bairro

Fotos: Valter Pontes / Secom PMS

Reportagem: Joice Pinho / Secom PMS

A comunidade de São Gonçalo do Retiro recebeu mais uma vez, na manhã deste sábado (2), o Programa Morar Melhor, com a entrega de 100 casas reformadas pela Prefeitura de Salvador e o anúncio de que outras 100 unidades serão restauradas. O evento contou com a presença do prefeito Bruno Reis e de outras autoridades do município. Esta foi a terceira vez em que o bairro foi contemplado pelo projeto. Ao todo, 420 imóveis da localidade que estavam em estado de precariedade já foram requalificados.

Na ocasião, Bruno Reis destacou que o Morar Melhor já transformou a vida de quase 48 mil soteropolitanos de todas as regiões da cidade, que tiveram as suas casas reformadas, impactando no que há de mais importante para todos: ter um lar digno sem mudar de endereço. Ao todo, mais de 50 mil famílias estão cadastradas no programa para receberem a requalificação de suas residências.

Entre os contemplados na etapa entregue neste sábado, está Dona Zenilda Santos, de 84 anos, que mora há mais de 60 na comunidade. A matriarca da família Santos criou na sua casa quatro filhos e neste mesmo imóvel recebe seus 15 netos e sete bisnetos para as celebrações familiares.

Com a chegada do programa, compartilhou a octogenária, a família ganhou mais segurança para se reunir, já que o antigo telhado da residência havia desabado em cima da filha. “Eles vieram e ajeitaram minha casa toda. Agora está muito linda. Estou muito feliz, porque nunca imaginei que um dia eu teria uma casa como esta. Não é conversa fiada, não, é muita felicidade mesmo”, contou a idosa, emocionada.

Bruno falou sobre a felicidade que sentiu ao conversar com a aposentada: “Estive na casa de Dona Maria Zenilda, e vocês não imaginam a minha alegria. É algo, assim, que deixa qualquer pessoa emocionada. Eu perguntei a ela: ‘está feliz com a reforma’? E ela me respondeu ‘meu filho, estou muito mais do que feliz’. Me contou que a aposentadoria mal dá para comprar os remédios dela, imagine reformar a casa. E que a Prefeitura chegou e mudou a vida dela”, contou o prefeito.

“Isso não tem preço. Eu certamente não estou mais feliz do que ela, mas a minha felicidade é enorme, também. Porque o cargo de prefeito vai passar, um dia vou me aposentar, mas o que vai ficar de concreto da vida é ter a capacidade de mudar a vida das pessoas. Graças à oportunidade que o povo de Salvador e Deus me deram de ser prefeito”, completou.

Além de percorrer as casas reformadas, Bruno Reis também aproveitou a visita ao bairro para anunciar novas intervenções, como a requalificação da Rua Direta de São Gonçalo (ou Rua Tenente Valmir Alcântara). “Quando cheguei aqui, vi realmente a situação dos lava-jatos. De imediato, tive a ideia de intervir na área. Sou um prefeito atento, que governa a cidade nas ruas, vendo os problemas e trazendo soluções. Vamos fazer a requalificação da rua, com drenagem, refazer o ponto de moto que está improvisado. Já vamos dar início ao projeto”, detalhou o prefeito.

Busto – A manhã também foi marcada por uma homenagem a Marcão Nogueira, liderança comunitária de São Gonçalo que foi vítima da Covid-19 em 2020. Rodeado de familiares do homenageado, a exemplo do filho, Miguel Nogueira, o prefeito fez a entrega de um busto em memória à liderança, que ficará localizado numa praça da Rua Ilha de Maré.

“Tem sempre uma imagem que vem à minha cabeça quando estou aqui no bairro, que é a de Marcão. Ele é o maior líder político da história daqui. Nas obras que foram feitas no São Gonçalo, como campos, escadarias, encostas, posto de saúde, sempre tínhamos o pedido de Marcão. A Prefeitura entrega este busto para que toda a comunidade sempre lembre do seu trabalho e da sua história. Seu exemplo fica para as gerações futuras”, relatou Bruno Reis.

Balanço e critérios – Desde que iniciou as suas atividades, em 2015, o Morar Melhor entregou 47.529 unidades habitacionais reformadas em cerca de 300 localidades da capital baiana. Por meio do programa, são executados serviços que vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário.

Os critérios adotados pelo programa para selecionar os contemplados são a condição social dos bairros, baseado em dados do IBGE; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.